Gótico e El Born: Barcelona como ela é! parte 2

PLAÇA REIAL ( em catalão)

A linda e elegante Praça Real  data de meados do século XIX, e no seu entorno vieram morar muitas famílias importantes da sociedade catalã da época. Os pórticos dos edifícios, as palmeiras e a fonte central conferem à praça um toque de requinte. Nessa praça estão as luminárias que foram uma das primeiras obras de Gaudí.

wp_20160918_15_44_14_pro

PRAÇA SANT JAUME

Coração político da cidade desde a época romana. Ali estão, um de frente para o outro, a Prefeitura de Barcelona e a sede do governo da Catalunha.

É nessa praça que acontecem a maioria das manifestações populares da cidade, sejam elas de caráter político ou cultural.

img_516_thumb
Casa de la Ciutat- Prefeitura de Barcelona
wp_20160918_15_54_26_pro
Palau de la Generalitat – sede do governo da Catalunha

MUSEU PICASSO DE BARCELONA

O museu  foi inaugurado em 1963, é centro de referência para a compreensão dos anos de formação do pintor. São 4.251 obras que compõem o acervo permanente.

sales1-museu-picasso-barcelona
Foto retirada do site: http://www.bcn.cat

Compre seu ingresso para o Museu Picasso

Na mesma rua do museu, esta o Mercat Princesa, com opções de comida rápida.

img_575

http://www.mercatprincesa.com/

CENTRO CULTURAL E DE MEMÓRIA EL BORN

O Centro Cultural e de Memória El Born está integrado no edifício que era o antigo mercado Born, inaugurado em 1876. O edifício faz parte de outras intervenções arquitetônicas de um momento histórico em que Barcelona estava adentrada na modernidade européia. É o maior exemplo da arquitetura modernista baseada em estruturas de ferro.

Até o ano de 1920 foi o mercado do bairro de El Born, dentro do bairro de La Ribera. A partir daí passou a ser o mercado central de frutas e verduras de Barcelona, até o ano de 1977.

Em 2002, teve início uma longa obra de restauração do mercado, que abrigaria uma grande biblioteca pública. Durante as obras de restauração, apareceram restos arqueológicos valiosos do período medieval e do século XVIII. Então, o projeto de reforma do mercado tomou um novo rumo. Já não seria mais uma biblioteca e se converteria no El Born Centro Cultural, inaugurado em setembro de 2013.

Hoje, no centro da construção,  e podendo ser visto dos corredores e passarelas, um sítio arqueológico mostra os restos  do delineamento de casas e ruas de Barcelona em 1700, e são um testemunho vivo da vida nessa época. É muito lindo!

Uma exposição com maquetes e luzes mostra a transformação da região a partir dos testemunhos arqueológicos até os dias de hoje. Achei muitíssimo interessante.

O Centro Cultural El Born é um local para reuniões e discussões, bem como para aprender e apreciar as obras de arte que refletem a memória dos eventos que marcaram a sociedade.

Uma ótima cafeteria/lanchonete completa o local.

 

MERCAT SANTA CATERINA

Belíssima construção inaugurada em 1844, que veio a ser o primeiro mercado coberto de Barcelona, bem pertinho da Catedral.  Esta reformado e climatizado. A parte mais emblemática da construção é o seu telhado com 325.000 peças formando um mosaico que reproduz as cores das verduras e tem forte influência gaudiana.

Uma excelente opção para quem não gosta do tumulto do la Boqueria.

wp_20160918_18_12_38_pro

http://www.mercatsantacaterina.com/Mercat.php

CATEDRAL DE BARCELONA

Iniciada no século 15 sob ordens de Jaume II, as fundações da Catedral foram feitas sobre antigos templos romanos e mouriscos e a uma antiga igreja cristã. Invasões, a Peste Negra, cercos e rebeliões postergaram a conclusão da obra, praticamente finalizada apenas no século 20.

Verifique os horários de visita: Catedral de Barcelona – horários

wp_20160918_18_20_58_pro

Ao lado da Catedral, não deixe de passar pela Carrer Del Bisbe. Embora seja uma ruela estreira, vale a pena admirar as esculturas no alto das construções e também o Pont del Bisbe, que liga a Catedral à Prefeitura.

Barcelona Gothic quarter, Carrer del Bisbe
Foto tirada do site: http://www.travelagenciesbarcelona.com

BASÍLICA SANTA MARIA DEL PI

A primeira referência sobre Santa Maria del Pi data de 987. As obras da nova igreja tiveram início entre os anos de 1318 a 1320, e é muito provável que a nova construção gótica foi feita através da substituição da anterior e reutilização de seu material. A construção foi estendida ao longo do século XIV e a última pedra foi colocada em 1391. A igreja foi consagrada em 1453 pelo Bispo Fray Llorens Terra Nova.Ao longo do século XV, muitos espaços foram concluídos. No século XVI alcança sua plenitude com a entrada do Renascimento da Catalunha. Em 1863, uma restauração foi realizada e os elementos dos outros tempos foram substituídos pelo estilo neo-gótico. Em 1936, a igreja sofreu suas maiores perdas, com a invasão e incêndio causados por grupos anti-clericais. Foi necessário um grande esforço por parte da comunidade para pouco a pouco recuperar a dignidade deste templo e em definitivo, um tesouro de Barcelona.

Tive o privilégio de assistir um  show de Guitarra Espanhola na capela lateral da igreja. A acústica é perfeita e o show, com certeza, foi um dos melhores programas da cidade!!o

Salvar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s